Archive for agosto \27\-03:00 2008

Entenda Dub e as fontes do Direito!

27 agosto, 2008

Era um arquivo de áudio chegando pelo msn…

Bonequinho azul:

é um dub, conhece o estilo?

Bonequinho verde:

não…

Bonequinho azul:

é um estilo derivado do reggae, surgiu meio como remixes de reggae

Bonequinho azul:

é meio viajado, mas é bala

Bonequinho verde:

nossa, quando inventaram isso?

Bonequinho verde:

cada dia eu escuto falar de um novo estilo… gente, assim não dá pra acompanhar…

Bonequinho azul:

O Dub surgiu na Jamaica no final da década de 60. Inicialmente era apenas uma forma de remix de músicas Reggae

Bonequinho azul:

haha, não dá pra acompanhar mesmo não!! tenho mó preguiça de ficar enquadrando certas músicas em gêneros específicos, ainda mais que hoje em dia esses limites são muito tênues, as músicas incorporam cada vez mais aspectos de estilos diferentes

Bonequinho verde:

exato

Bonequinho verde:

no Direito, existe a fonte da Lei

Bonequinho verde:

a fonte da Jurisprudência (entendimento dos tribunais)

Bonequinho verde:

a fonte da doutrina (livros e pensadores)

Bonequinho verde:

e a fonte dos usos e costumes

Bonequinho verde:

calma, você vai entender porque estou falando isto

Bonequinho azul:

hehe, continue!

Bonequinho verde:

o que acontece é que quando um caso não se enquadra nem na lei, nem a jurisprudência, nem na doutrina, os julgadores buscam respaldo dos Usos e Costumes

Bonequinho verde:

daí que meu professor não concorda, porque não dá pra obrigar nada nem ninguém a seguir costumes (como a música)

Bonequinho verde:

porque o direito de ser diferente é um direito constitucional. Então, eu posso agir diferentemente dos usos e costumes!Assim como a música pode sair dos moldes e estilos criados!

Meu primeiro amor

25 agosto, 2008

“Penal é o primeiro amor de todo estudante de Direito, mas é raro casar com o primeiro.” frase do meu tio Márcio, professor de Administrativo

Direito e Comunicação

18 agosto, 2008

Direito é meu segundo curso. Fiz Comunicação primeiro (quem está na mesma onda levanta a mão!). Sou fã do Portal Comunique-se para quem é comunicador. Ele também tem uma ligação forte com a legislação e jurisprudência que diz respeito ao jornalista. Porque, para mim, jornalista que é jornalista, tem que ter uma boa noção de direito! O que não é fácil. Chatô era formado em Direito! A Marina W. também já começou (não sei se terminou). Assim como o Oficina de Estilo tem a sua especialista em assuntos jurídicos. E Dorival Caymmi […] , quem diria, já trabalhou como jornalista, e já esteve em curso preparatório de Direito!

O Direito envolve tudo. E o Jornalismo cobre tudo (Tá bom, o seu professor de matemática também falava que tudo é matemática, mas convenhamos!).

Foi pelo Comunique-se que eu soube que o STF ia e voltava na decisão de que é necessário ter diploma de jornalista para exercer a profissão. Agora o portal apresenta a discussão abraçada pelo ministro Gilmar

Mendes acerca da exibição de imagens de presos, sob o protesto da presunção da inocência. Vale a pena conferir.

Aqui em Belo Horizonte haverá um mini-curso de Direito para Jornalistas, ministrado pelo advogado e comunicador Luiz Gustavo Luz (não, ele não me conhece, não me pagou para fazer propaganda). A vantagem dos mini-cursos é que são bem objetivos. É uma pílula de conhecimento para quem está no resfriado da ignorância (e quem não está?)! Interessados, cliquem aqui.

Ps. Este samba vai pra Dorival Caymmi! Aquele abraço!

A solterice e a extinção dos contratos

16 agosto, 2008

Ontem foi o dia dos solteiros (bem lembrado, Andressa). E a solterice tem tudo a ver com o fim de um contrato, não tem?! Sim, porque casamento é contrato. Mas namoro, enrolação e coisas do gênero não. Porém, podemos fingir que é. E dar uma explicação engraçadinha para esse assunto que é o terror de uns e a paixão de outros!

Você sabe a diferença de Resolução, Resilição e Distrato?

Essa foi a pergunta da última aula de Civil do professor Alneir. Então vamos à resposta pela visão solteira do negócio.

Resolução é quando, por inadimplemento de uma das partes, o contrato é cancelado. Pode ser assim “ela não me beija, terei que parar de chamá-la para sair”. Tem que faltar um item básico de uma das partes.

Resilição já é sem motivo. Não é você, sou eu. É o tipo mais temido pelas mulheres. É aquele contrato que você faz tudo certinho e ele acaba. “Poxa, por que ele não me liga?”. A resilição é a quebra do contrato sem motivo. Para superar isso é necessário ler um livro chamado “Ele simplesmente não está afim de você” ou um ótimo e divertido chamado “Clube dos Corações Solitários”(o título é por causa dos Beatles). Também vale a pena entrar para uma academia, capoeira, grupo de ciclismo etc e dedicar a vida a coisas mais nobres como estudar, trabalhar e ajudar os que precisam!

Distrato é um contrato que põe fim a outro. Eu vejo como o divórcio. É o “vamos dar tempo ao tempo”, “a gente pode ser amigo”!

Sabendo disso, hoje é sábado. E não é mais dia dos solteiros. Que tal iniciar um novo contrato?

Mais:

Entenda mais sobre extinção de contratos

Faltou falar de Rescisão e Cessação contratual. Veja aqui.

Peixes Banana. Blog do André Takeda, autor do livro indicado!

Adivinha que dia é hoje!

11 agosto, 2008

Hoje é dia dos meus chefes, dos meus melhores amigos e piores inimigos (sempre achei que se o inimigo fosse pior, melhor pra mim, entende?!). Hoje é o dia do advogado, do estudante e também do garçon. Consequentemente, virou o dia do “pindura”, mas a história é tão feia que acho melhor não espalhar. Então você, que está sedento por um abraço, pode usar isso de pretexto para dar um tapinha nas costas do comandante, capitão, tio, brother, camarada, ou do doutor advogado que todos odeiam que chamem assim (tá, nem todos), ou dos estudantes mesmo se não tiver outra opção!

O dia 11 de Agosto é bem mais legal que o 11 de setembro. E tem uma história mais bonita.

A OAB foi criada em 18 de novembro de 1930, então não é daí que vem esse dia, ao contrário do que muitos (eu) pensavam. Há mais alguns anos, em 11 de agosto de 1827, era criada a lei que instituía cursos jurídicos no Brasil. Daí, um belo presente para os estudantes, futuros mestres da justiça. A lei histórica você pode conhecer clicando aqui.

Comemore com seus colegas! Pague a conta e volte de taxi! Chefia, amigão, desce mais uma rodada!

Mais:

site muito bom para você que é estudante, ou para você que é advogado

dia do taxista (você tem que saber)