Archive for outubro \27\-03:00 2011

Exame da OAB constitucional?

27 outubro, 2011

Faz-me rir, Supremo. Quem foi que fez essa prova da OAB no STF? Quem deu uma olhadinha nas questões, na forma estranha como passaram a maioria dos candidatos da última segunda etapa quando a primeira eliminou tanta gente boa?

Quem pagou 200 reais para fazer uma prova que é corrigida à maneira deles, como eles querem e quando querem? Quem está esperando há quase dois meses para pegar a bendita carteira e não recebe previsão nenhuma pelo telefone? Quem teve que pagar mais 170 reais para emplastificar uma carteirinha que nunca sai da confecção?

Quem vive na classe mais desvalorizada do planeta, que trabalha sábado, domingo,madrugada, não tem tempo pra raciocinar, aguenta petulância de funcionário público o dia inteiro, greve de correios, portaria de emenda de feriado, voto sem fundamentação e não vê o seu “órgão” tão caro fazer nada para te ajudar?

Quem disse que isso é constitucional?

Oportuno, talvez. Constitucional, não enxergo. Justo, nunca.

O troco pro taxista

23 outubro, 2011

Peguei um táxi ontem e a corrida deu 17 reais. Geralmente taxistas são gente fina. Conversados, contam um pouco das observações deles, geralmente é agradável. Gosto de conversar, mas ontem o cara estava caladão e eu também. Chuva fina e gelada lá fora. Bateu uma frieza na gente. Nem comentei.

A corrida deu 17 reais e eu dei a minha nota de 50. Só. O cara fez careta e me mostrou a carteira dele só com outras notas 50. Falei pra ele que tinha 12 reais trocados. Ele perguntou onde eu morava, eu falei que não estaria em casa para dar dinheiro pra ele, que ele poderia aceitar os 12, pois na lei, se você não tem troco, tem que reduzir o valor até ficar na quantidade possível de pagamento.

Ele se irritou. Falou que nem precisava pagar então não (vaidade é mato, né). Deixei os R$12,00 reais e pulei do carro antes que me acontecesse alguma coisa.

Aí depois que pensei “poxa, eu tinha cartão de débito, o taxi aceitava cartão, devia ter oferecido…”. E cheguei a algumas conclusões:

1)      Estudante de direito corre muito o risco de ser chato (aliás,  qualquer  ser humano) e ficar exibindo conhecimentos fracionados… eu fiz isso. Mesmo já tendo formado, agi como uma estudante pedante antes de propor uma solução mais conciliadora e inteligente (podia ter deixado pra dar a dica da lei depois de resolver).

2)      O cara realmente tinha que ter dinheiro trocado. Hoje em dia ter uma nota de 50 parece crime. Todo mundo torce o nariz… Se não tem trocado, tem que avisar antes de aceitar a corrida.

3)      Taxi é algo muito caro… Belo Horizonte é o pior lugar do mundo para se locomover. O pior!

4)      O taxista não tinha nada que apelar, falando que eu não precisava pagar. Ele também, assim como eu, podia ter tentado uma solução mais inteligente.

5)      Nunca aceite o golpe dos 99 centavos. Isso irrita!

6)      Fiquei no lucro, mas não mais feliz. A única coisa que valeu foi pela experiência, compartilhada aqui.

Mais:

Consumidor não pode ser prejudicado por falta de troco

Seja qual for o valor, consumidor tem direito de exigir o troco

Horários de Bandeira 2 em BH, Recife, RJ, Salvador e Vitória

Lei Delegada n. 4 de 26/09/62 e Código de Defesa do Consumidor

Qual a lei que diz o troco máximo do ônibus?

Por que os taxis de NY são amarelos?

Paris em chamas?

7 outubro, 2011

Em agosto de 1944 o general alemão Von Choltitz recebeu ordens de Hitler para destruir a linda capital da França. “Paris está em chamas?”, perguntava o fuhrer. Ele nunca respondeu. Não teve coragem de devastá-la. Paris fora poupada. Obrigada, Sr. Choltitz!

Não espalhe para as crianças, mas, às vezes, faz bem desobedecer.

Dicas de leitores

6 outubro, 2011

O leitor Eduardo Henrique enviou dois artigos com a temática relacionada à religião e seus conflitos com o direito. Achei bem curioso, embora o assunto sempre gere polêmica! Vou postar aos poucos. Segue o primeiro mais abaixo. Obrigada, Eduardo!
Aproveitando o gancho, o leitor Emerson Martin indica o site http://www.constiline.com/ e eu também gostei! Diferente do que estou acostumada.

FALTA DE AMOR À VIDA: TESTEMUNHAS DE JEOVÁ

O Tribunal de Justiça de São Paulo teve a oportunidade de apreciar interessante caso de uma jovem (Testemunha de Jeová) que dera entrada no hospital inconsciente e necesitando de aparelhos para respirar, encontrando-se sob iminente risco de morte, quando lhe foram aplicadas as transfusões de sangue.

Por questões religiosas, afirmou ela em juízo, na ação de reparação de danos morais movida contra o hospital e ao médico que a salvou, que preferia a morte a receber transfusão de sangue que poderia evitar a eliminação física. Outra pessoa havia apresentado ao médico, no momento da internação, um documento que vedava a terapia da transfusão, previamente assinado pela referida jovem e que permanecia com o portador, para eventual emergência.

Para resolver tal conflito, entendeu o Tribunal, ao confirmar a sentença de improcedência da ação, que à apelante, embora direito de culto que lhe é assegurado pela Constituição, não era dado dispor da própria vida, de preferir a morte a receber a transfusão de sangue.

A Resolução n. 1.021/80 do Conselho Federal de Medicina e os arts. 46 e 56 do Código de Ética Médica autorizam os médicos a realizar transfusão de sangue em seus pacientes, independentemente de consentimento, se houver iminente perigo de vida. A convicção religiosa só deve ser considerava se tal perigo não for iminente e houver outros meios de salvar a vida do doente.

Satisfações!

2 outubro, 2011

Prezado leitor,

vim prestar satisfações! Estou de férias viajando, por isso o blog anda tão desatualizado. Como se não bastasse, meu atual trabalho (que eu amo) tem me absorvido quase que a integridade do dia, e de lá é impossível atualizar o blog (acredite, já tentei!). Portanto preciso que o leitor me faça dois favores: a) seja compreensivo b) mande notícias e links interessantes que resultem numa postagem rápida para a gente não perder em periodicidade (coloco os créditos).

No mais, estou aqui em Salzburgo, conhecendo a casa do Mozart e descansando de um último semestre superapertado!

Felicidades a todos e que Outubro se mantenha um mês incrível como já está sendo!