Brasileiro que é brasileiro sabe todas as expressões e seus significados. Sinuca de bico, memória de elefante, conto do vigário, casa da sogra, lágrimas de crocodilo etc. Eu que não sou tão esclarecida assim, fico em dúvida várias vezes. Troco alhos por bugalhos e a ficha custa a cair. Nessa reviravolta toda, eu e minha amiga Simone nos perguntamos o que viria a ser exatamente uma sinuca de bico. Yahoo respostas nos deu a solução:
Não é estar em uma situação dificil, mas sim, estar em uma situação dificil e sem saida (sem opção, sem solução). Diz-se que um cidadão após vários jogos de Snooker, perdendo sempre e apostando tudo que tinha, chegou ao momento em restou sua filha de 14 anos. E na tentativa de recuperar, apostou ela também. Em uma última jogada o adversário colocou a bola de bilhar entre os bicos da caçapa (cesto) atrás de outra bola (sem saída). O jogador teve que entregar a filha. E se matou.
Então, pra início de conversa, a gente chegou à conclusão que, se fôssemos esse jogador, em primeiro lugar, nunca ofereceríamos a filha, né (dã). E em segundo, caso isso tivesse acontecido, fugiríamos com a garota, pois dívida de jogo, mesmo o jogo sendo lícito, não é lícita e não precisa ser quitada, como ilustra o nosso artigo 814 do Código Civil. Mas é claro que o adversário não concordaria e talvez te perseguisse e atormentasse para sempre. Então eu perguntaria de que vale a vida se a gente não tem coragem pra nada, se fica chorando o leite derramado, a ver navios, pensando na morte da bezerra? Não adianta tapar o sol com a peneira, amarelar e fugir da raia. Siga a lei e siga em frente.
Daí, quando o buraco é mais embaixo, o STJ decide umas coisas que dão pano pra manga, como a dívida de jogo contraída no exterior, em que o jogador brasileiro foi obrigado a pagar assim mesmo. Se quem tem boca vai à Roma, chegando lá, faça como os Romanos. Se a dívida de jogo em outro país é lícita, seja um peixe fora d’água e não jogue, ou irá meter os pés pelas mãos.
Assunto encerrado, para bom entendedor meia palavra basta. Matei dois coelhos com uma cajadada só: renovei um post aqui e aprendi mais uma coisa. Porque a vida é corrida, difícil e boa ao mesmo tempo. O mundo é de quem faz, o tempo voa e minha vida não está ganha. Mas a gente move montanha, e segue a luta pela sobrevivência. Como a minha mãe diria: matando um leão por dia.
Aprenda a jogar sinuca, mas não vicie
PS. Esse post é pra Sil, minha mãe! Que a gente só tem uma. E todo dia é dia delas!
Tags: u
12 maio, 2008 às 5:27 pm
Que bacana…vc homenageou sua mãe ao melhor estilo do seu blog!
Boa semana!
Bjos,
Paulinha
http://booperfly.fairy-tales.com.br/
12 maio, 2008 às 6:11 pm
“O mundo é de quem faz” com carácter, e encanto, que nem tu!!!!!
Josué
13 maio, 2008 às 8:04 pm
Oiêee!
Que bom que gostou do selinho… rsrsrs…
Agora tem um MEME prá vc no Xereta que é bem divertido. Se quiser pegue-o, por favor.
Ah, amei o Cisco. Ele é lindo. Dê beijos nele por mim.
Beijocas.
15 maio, 2008 às 2:40 pm
Adorei seu blog!
Voltarei sempre.
15 maio, 2008 às 7:27 pm
Muito bom seu blog!
Informativo e curioso para os aplicadores do direito.
Parabéns e voltarei sempre :)
20 maio, 2008 às 9:12 am
Vc está sempre de parabéns! Alegra-me ver sua inteligência sendo posta a serviço do direito… acho que agora conseguiu juntar sua paixão com nosso queridíssimo!!! Saudades enormes de vc!!!
22 maio, 2008 às 12:40 am
Olá!
Nossa, não sabia dessa história da sinuca de bico também, q triste… Jogo é uma coisa perigosa ahahaha… Não tinha me dado conta do quanto a gente usa essas expressões populares… bem interessante… e de quebra uma homenagem à mamãe… todas merecem e todo dias é dia delas mesmo!
Bjo!
22 maio, 2008 às 11:23 am
Por isso que eu gosto desse Blog. Direito é muito bacana mesmo!
23 maio, 2008 às 2:04 am
Vi seu blog como favorito na oficina da moda.Como estudante de direito, me interessei. Li todos os tópicos compulsivamente e estou apaixonada.
Não largue este blog por nada.
Parabéns e sucesso!
24 julho, 2008 às 12:56 am
Que legal, Thais! Não quero largar não!!! Alguém conserta a internet do meu computador?
1 novembro, 2008 às 5:32 pm
“sinuca de bico” ou “pacau” é quando a bola branca fica numa posição em que a bola na qual vc deve acertar é impossível de acertar, ao menos sem fazer uma tacada de efeito, que exige grande habilidade e risco…
22 maio, 2009 às 12:14 pm
Muito inteligente e bem escrito, parabéns!
26 setembro, 2014 às 6:09 pm
Amazing! Its genuinely awesome post, I have got much clear idea about
from this post., http://goo.gl/78E9MW