Archive for 17 de novembro de 2009

Proibido transar sobre a linha férrea

17 novembro, 2009

Me desculpem os odiadores de twitter, mas hoje ele me rendeu duas pautas para o DeL.

A última foi esta que tem tanto humor quanto direito Penal.  Vale ler a matéria de Daniel Bergamasco.

“Entre o canto de pássaros, muito verde e ninguém mais por perto, uma placa fincada ao lado dos trilhos da ferrovia de Engenheiro Evangelista de Souza, no extremo sul da cidade de São Paulo, anuncia: “É proibido transar sobre a linha férrea. Logo abaixo, outro aviso. A “pena” é de “reclusão de dois a cinco anos e multa”, conforme o artigo 260 do Código Penal.

O aviso está errado, segundo a Secretaria Municipal de Verde e Meio Ambiente e a concessionária ALL, que têm logotipos na placa. Segundo elas, foi efeito de vandalismo.

A secretaria explica: o autor da gracinha descolou as quatro últimas letras (adesivadas) da palavra “transitar” e colou de volta as duas últimas, chegando a “transar”. De fato, as letras “a” e “r” estão desalinhadas na comparação com as restantes. As secretaria já pediu alterações à concessionária.

O “vândalo”, porém, tem sua razão ao avisar que sexo nos trilhos não está liberado. O artigo 233 do Código Penal proíbe “ato obsceno em lugar público” e prevê “detenção de três meses a um ano, ou multa”. Já o 260 prevê prisão ou multa a quem “impedir ou perturbar serviço de estrada de ferro”.

fonte:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u653446.shtml

Ps. havia uma foto da placa aqui ao lado. Imagino que foi considerada inconveniente…

Blogs na mira da justiça

17 novembro, 2009

No twitter do @Inagaki estava a informação “Juiz proíbe blogueiros de emitirem opiniões sobre José Riva, presidente da Assembleia de MT: http://migre.me/bMr9″

Sendo livre a manifestação de ideias, mas vedado o anonimato, segundo o art. 5º, inciso IV da nossa constituição. é possível compreender que alguns blogueiros tenham a língua cortada. Mas blogueiros renomados… hum… eu teria que ter visto o post original e acusatório…

Seria tão ruim assim? Veja a matéria.

Veja mais:

a liberdade de expressão e a comunicação na internet

justiça condena jovem acusado de racismo no orkut

um dos blogueiros explica no Observatório da Imprensa