Calúnia, injúria e o boca a boca quando é bom

Além de comer, sorrir, beijar e engolir sapo, a boca também tem a função de falar, e mais, de divulgar. Com isso, os superdesocupados, inventaram a fofoca e assim começou a destruição do homem pelo próprio homem. Você já viu peixe falar mal do outro? Já viu uma ovelha inventar que a outra tá pulando a cerca? Então…

Aconteceu que o homem (alguns) escolheu esse caminho. E, assim, o legislador que poderia estar revisando o artigo 176, poderia estar aumentando a pena para o 287, ou até mesmo, pegando traseira de ônibus, acabou gastando seu tempo para criar o trio CaDIN – Calúnia, Difamação, Injúria.

A Calúnia é o mais grave, pelo que vejo. É quando se imputa a alguém fato definido como crime. Por exemplo, se eu saio espalhando que meu colega causou, propositalmente, uma epidemia no Rio de Janeiro, isso é uma calúnia. Existe o crime de epidemia e eu teria que ter provas concretas de tal crime.

A Difamação, como o próprio nome já lembra, é espalhar uma fama ruim de alguém. Exemplo, se conto para todos que minha vizinha não toma banho há dois anos. Isso não é crime (embora deva ser repensado), mas dá uma fama péssima! Estarei eu difamando a garota.

Já a Injúria, é quando você chega pra pessoa e ofende a dignidade e o decoro dela. Não estou falando de virar pro motorista do lado e chamar de “roda dura”, estou falando de o-fen-der meeesmo. Nem quero dar exemplos, pois isso é muito fácil de imaginar e não criei o blog para estimular ninguém a cometer crime.

Acho curioso que eu posso fazer uma mistura entre esses crimes contra a honra e caluniar alguém dizendo que ele é um injuriador!

Mas, passado o lado negro do ser humano. A divulgação também pode ser boa. Você pode falar bem de alguém e receber de volta. Particularmente, adoro isso, menos quando tem finalidades políticas e pretensiosas (“prefira as pedras aos elogios”): “oh, Edelweis, como você está bonita! Seu pai me arruma um emprego?”.

Como não vi pretensão alguma por agora, divulgo aqui o Estúrdio Blog’s New que indicou o Direito é Legal como “até que não é um mau blog”! Um selinho criativo e inusitado que me deixou muito feliz, tanto por ter sido indicada num boca a boca legal, como por ter conhecido mais uma advogada blogueira. É isso aí, a boca pode servir pra coisa ruim, mas também faz coisa boa, como dar um selinho!

Mais: Blogueiros mudando leis

Como evitar a dengue

Encoraje uma criança a tomar banho!

18 Respostas to “Calúnia, injúria e o boca a boca quando é bom”

  1. Sergio Grigoletto Says:

    Obrigado por referenciar o humilde Trivial.
    Excelente seu blogue! E já se encontra em meu feeds.

    Abraços!

    Sérgio Grigoletto

  2. Luiza Voll Says:

    Gente, seus textos estao incríveis!!! Mega orgulho de vc, Di. Fera demais. Beijo!!!!!!!!!!!!!!

  3. Fernanda Says:

    Olha! Eu, como advogada-virada-personal-stylist, amei isso daqui. Já pros links do Oficina! E vou passar sempre, vamos conversando?!?? =)

  4. Paula Says:

    Oi Didi, td bom?
    Vim aqui pela indicação da Luiza e acabei gostando mesmo…vc explicou 3 conceitos do Direito de forma simples e acessível para quem não é da área.
    Ótimo blog, parabéns.
    Bjos,
    Paulinha

  5. Marky Brito Says:

    Olá,

    Através do blog Favoritos (http://favoritos.wordpress.com/) tive o prazer de conhecer o seu, e já o repassei para meus colegas que trabalham ou gostam da área.

    Parabéns!

    Marky

  6. Vera Voll Says:

    Didi
    Adorei o seu blog. Textos leves de assuntos sérios. Venho visitar voce sempre. Vida longa ao DIREITO É LEGAL. Beijos Vera

  7. cris moreno Says:

    Garota, você é pra lá de maravilhosa…vou roubar umas idéias por aqui.
    Ah, e colocar o seu link tb.
    Tenho dois blogs.
    morenocris.blogspot.com – textos
    crisblogando.blogspot.com – músicas, poemas, poesias, imagens
    Na folga da agenda, dê uma passadinha por lá… rsrs
    Beijos.

  8. Gleice Says:

    Gostei. Tomei conhecimento no painel como um dos blogs que mais crescem. Parabéns!

    Definitivamente, há um décimo primeiro mandamento: falai-vos mal uns dos outros. Parece que Maquiavel assim estipulou, não posso afirmar; mas que este mandamento existe de forma bem concreta, não temos como negar e o direito teve que pôr sua mão para tentar equilibrar a língua humana.

    Estou adicionando-o no meu blog!

  9. Didi Says:

    Muito obrigada pela atenção de todos. Não tem coisa melhor que gente gostando do que a gente faz. Aguardem minha visita!!

  10. Hellen Rêgo Says:

    Parabéns menina. Seu espaço é muito bom.
    A indicação foi do Marky.
    bjinhos

  11. Hellen Rêgo Says:

    Obrigada pela visita.
    Vou linkar vc lá no MP.
    Bjinhos

  12. Jill Says:

    Diorex, já falei que adoro ler o que escreve, né?! Me mata de rir e mata um pouco da saudade… seus textos são vc escrita!!! Parabéns, querida! Bjão

  13. Dani Says:

    Para mim esses crimes talvez ficassem melhor se fossem resolvidos apenas na esfera civil.

    Tudo bem que a ofensa em muitos casos pode ser grave e gerar varios danos, mas chegar a ponto de prender uma pessoa por causa disso me parece uma reação exagerada. Talvez até seja porque eu esteja virando uma super adepta das penas alternativas, mas em alguns casos, como esse, mesmo as penas alternativas, ao meu ver, não são tão necessárias. Afinal de contas, quando o código foi criado a idéia de danos morais não tinha a força que tem hoje.

  14. Newdelia Says:

    Olá!
    A única pretensão do meme era, pelo menos por mim, a de confraternizar. Tanto é fato que não enviei um meme sequer aos blogs famosos, o que acontece quando é um blog, sequer conhecido, como o meu para angarear links. Isso não me ocorre. Acho que fazer amigos e conhecer gente boa e inteligente é um privilégio.
    Espro msmo que tenha gostado.
    Sucesso.
    Apareça. Eu estou sempre que posso por aqui.

    Beijos.

  15. ricardo Says:

    Texto bastante criativo e bem-humorado. Atinge, de forma leve, os objetivos. Parabéns.

  16. O grito, as raças e os santos | Direito é legal Says:

    […] Calúnia, Injúria e o Boca a Boca quando é bom […]

  17. bouncy Toys Says:

    Wow that was odd. I just wrote an very long comment
    but after I clicked submit my comment didn’t show up.

    Grrrr… well I’m not writing all that over again. Regardless,
    just wanted to say wonderful blog!

  18. Quando a justiça não resolve todas as injustiças | Direito é legal Says:

    […] Calúnia Injúria e o boca-a-boca quando é bom – texto Direito é Legal […]

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: