Qualquer um pode ser terceirizado

Precisei. Perguntei para uma amiga, advogada trabalhista, que aparece aqui no blog de vez em quando, porque somos amigas desde os tempos de estágio. Perguntei para ela sobre o que achava da Terceirização e do projeto de Lei de Terceirização Irrestrita. Ela respondeu o seguinte. Abre aspas.

“Eu acho péssimo, ainda mais com possibilidade de utilização no serviço público, pois favorece o nepotismo, a pessoalidade e a corrupção…
É um grande retrocesso do Brasil no cenário dos países de destaque na OIT, pois o próprio tratado de Constituição da OIT (e o Brasil foi um dos fundadores) prevê que o trabalho não pode ser tratado como mercadoria, sendo vedada a simples intermediação…
Nossa, poderia falar um dia inteiro sobre isso
É realmente muito triste a situação que estamos vivendo
Sem entrar na seara trabalhista propriamente, mas ainda no campo dos direitos humanos, o homem é fim e nunca meio. O trabalho deve se prestar a dar dignidade ao homem que não deve apenas servir como parte dos meios de produção. Há dados concretos que demonstram que na terceirização há N vezes mais acidentes do trabalho.
A terceirização prejudica a força dos sindicatos também (e por consequência do trabalhador), pois tira o sentimento de classe, de pertencimento.
Por exemplo, pode haver na mesma empresa um empregado interno e outro externo na mesma função
A prática demonstra que a maior parte das empresas de terceirização faz uma gestão temerária para baixar custos e com isso acaba fechando as portas sem pagar as verbas rescisórias e direitos mínimos aos seus trabalhadores. Ouso a falar que isso correspondente a boa parte das demandas trabalhistas.
Na discussão do projeto de lei que foi aprovado no senado e que também pode ser sancionado, o presidente pode pinçar as partes que quiser, o que, pra mim, fere o devido processo legal legislativo.
As pessoas são entenderam que não se trata de um problema dos outros, qualquer um pode passar a ser terceirizado“. Paola Melo
charge-humor político
Anúncios

Tags: , , , ,

3 Respostas to “Qualquer um pode ser terceirizado”

  1. gustavo Says:

    Difícil comentar sobre isso, são muitas variáveis que não temos em mãos para ter uma noção certa.
    Acredito que o problema não está na terceirização mas no comportamento humano.
    Entendo sua amiga por ter este ponto de vista, mas a terceirização movimenta o mercado que gera mais empregos produzindo mais para o estado.
    Tem um lado positivo tb como pode ver abaixo:
    “A Confederação Nacional da Indústria (CNI) é uma das entidades empresariais que defendem a proposta. A instituição afirma que a separação entre atividade-meio e atividade-fim é aplicada apenas no Brasil e traz insegurança jurídica.

    A dicotomia entre fim e meio, sem uma definição certeira do que é uma coisa ou outra, motiva conflitos e aumenta a distância entre o Brasil e outros países. No mais, a escolha do que terceirizar deve ser da própria empresa.” http://g1.globo.com/politica/noticia/camara-aprova-texto-base-de-projeto-que-permite-terceirizacao-irrestrita.ghtml

    No mais, acredito que a atividade fim do governo deveria ser mais na fiscalização do que no oferecimento de serviços.
    O nepotismo ocorre em qualquer lugar, no serviço público inclusive.
    Para finalizar, não vejo como um retrocesso mas confesso que apesar de ver uma tendência para a terceirização como algo positivo, não tenho certeza e confesso que nunca terei. Pois como disse o erro não está na forma de governo está nas pessoas, na nossa mão de obra, nossa população o que precisamos é EDUCAÇÃO!
    Isso me faz ter certeza que nosso governo ao invés de tentar combater nossos problemas focando no que realmente interessa está desviando o foco :( Mas não esperava nada diferente pois somos governados por uma grande quantidade de corruptos, eles que estão legislando, como esperar algo positivo?Não são todos eu sei mas grande quantidade … infelizmente muda BRASIL SIL SIL eu acreditooooooooo

  2. Emilena Alcantara Says:

    Isso é um retrocesso social. Absurdo. Mas era de se esperar, ainda mais nesse momento do país, querem que as camadas pobres pague mais ainda pelos custos da corrupção e desvios tanto da previdência quanto nos demais orgãos.

  3. Emilena Alcantara Says:

    E outra, essa medida diz ser para alavancar a economia do país, acabar com o desemprego,mas só aumentará os gastos, instabilidade jurídica, demanda maior ainda ao judiciário, acidentes de trabalho,não diminuirá os gastos da previdência e nem melhorar a qualidade de vida…nossa, espero em Deus que não vire um caos maior.

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: