Esta semana, dia 26, terei prova de Processo Civil. A última do semestre. Até não acho ruim a matéria, mas sempre encontro dificuldades para estudá-la. É quase como aprender a cozinhar lendo um livro. Ora, se cozinhar se aprende na cozinha, processo se aprende no processo. Mas, enfim, a gente tem que passar de ano.
Então, nada melhor que recorrer a dois feras no assunto. Amigos que fiz pelo blog e hoje chamo de amigos mesmo! Eles responderam à pergunta-título.

Meus resultados melhoram muito com essa rotina de estudo e a fixação da matéria também.”
– Carlos Vinícius, do Estudante de Direito –
“Estudar processo civil não é tão complicado quanto parece. Uma vez que o direito processual envolve um tramitar de atos e procedimentos que diante de certas situações pode tomar rumos diferentes, dependendo da natureza da causa, a melhor idéia para “aprender” esses caminhos é fazer uso de quadros esquemáticos e de fluxogramas. Sim, aqueles quadros que mostram o percurso que os autos tomam. “Recebimento da inicial > citação do réu > contestação > etc.” Ler uma boa doutrina sempre é bom, mas são tantas as hipóteses, as subdivisões, as possibilidades, que apenas a explicação textual dos manuais não é suficiente para total compreensão. É ai que a representação gráfica do procedimento completa o entendimento. Você passa a “ver” o processo. Na minha opinião, nada adianta ler: “se isso ocorre, o processo segue tal caminho, já se isso não ocorre, acontece outra coisa, que se não aconteceu tal coisa antes, não tem efeito jurídico”. É muito melhor um quadradinho, com duas flechinhas que levam às possibilidades. Ou acontece uma coisa e segue o caminho da primeira flecha, ou não acontece e segue o caminho da outra flecha. Simples. Como diria meu professor, “olhísticamente” fica bem melhor e de mais fácil entendimento. No entanto, ainda que o estudo seja incrivelmente facilitado pelo uso de quadros esquemáticos e fluxogramas, processo civil mesmo só se aprende de um modo: praticando.”
– Danyllo, do Argumentandum –
Obrigada, rapazes! Se alguém tiver alguma dica boa de como estudar qualquer matéria (ou como cozinhar, ou como adestrar cães, ou como jogar truco etc) pode deixar nos comentários ou enviar e-mail para direitoelegal@gmail.com.
Update!
Dani Toste, do Sapere Aude, a rainha dos resumos e do podcast mais legal do mundo, também deu sua dica de estudos. Obrigada, Dani!
“Normalmente eu estudo fazendo resumos, então minha rotina é digitar todo o caderno, para lembrar o que foi falado nas aulas, depois intercalar na materia da aula os artigos pertinentes do código e por ultimo ler a doutrina e adicionar o que estivesse faltando.
Código comentado e dicionário jurídico também ajudam muito nas aulas de processo.”
Boas provas finais a todos!
24 novembro, 2008 às 7:07 am
Normalmente eu estudo fazendo resumos, então minha rotina é digitar todo o caderno, para lembrar o que foi falado nas aulas, depois intercalar na materia da aula os artigos pertinentes do código e por ultimo ler a doutrina e adicionar o que estivesse faltando.
Código comentado e dicionário jurídico também ajudam muito nas aulas de processo.
24 novembro, 2008 às 12:04 pm
gostaria de de seu um advogado mas e muito dificio por isso que saber tuod de lei pel enternet vlw……
24 novembro, 2008 às 3:25 pm
Di,
Adorei as dicas!
Como já citei aqui diversas vezes, a minha maior dificuldade em direito é processo!
Tirei 4,0 na prova parcial, e tenho q tirar 6,0 agora na final. :(
Vou tentar por esse método, me deseje sorte!
Bjos, e boa prova!
24 novembro, 2008 às 9:47 pm
Meu, que ótimas essas dicas de como estudar processo. Apesar de ter tido a prova final hoje (antes de ler esse post), tenho uma substitutiva da primeira daqui a duas semanas. Desde o começo achei essa matéria meio difícil, um tanto quanto abstrata, e como dito no seu post, cheia de possibilidades.
Enfim, achei esse blog por acaso, fuçando na internet e adorei. Entro todos os dias para ver se não há novas publicações, e já varei madrugadas vendo as anteriores, me identifiquei muito!
Parabéns pelo seu trabalho aqui =]
Beijos
24 novembro, 2008 às 11:05 pm
Eu não sou o cara mais indicado pra falar de civil, mas me ajudou muito ter trabalhado, voluntariamente, alguns meses (2 ou 3) com um juiz de 1ªa instância.
Você vê de tudo e percebe que processo civil não é um bicho de sete cabeças (apesar de ser insuportavelmente insuportável) e aprende muito mais do que lendo livros (se bem que ler o barbosa moreira ajuda pra cacete também).
Uma pena que sua prova já se aprochega (acabei de ver que é hoje), mas é uma experiência muito boa ver como trabalha o pessoal do outro lado do balcão (mas pensando bem, ainda recomendo o barbosa moreira, mesmo que seja 10 minutos antes da prova).
Bjos e boa prova!
Escrito ouvindo: Tomorrow Never Knows (Beatles, Revolver)…
25 novembro, 2008 às 1:40 pm
Na Faculdade de Direito de Lisboa, além das aulas teóricas de Processo Civil ( também designado de Processo Declarativo), tínhamos aulas práticas onde se resolviam inúmeras hipóteses (casos práticos); os Códigos comentados eram proibidos pelo anotávamos os nossos Códigos!
Boa Sorte!
25 novembro, 2008 às 10:16 pm
Di,
Alguma dica de como estudar penal? :D
Bjos!
25 novembro, 2008 às 10:45 pm
Eu sabia que a dica do Carlos mataria a pau! A minha funciona bastante comigo, como te disse. Mas cada um tem um método, né?
E que venham mais posts como este :)
25 novembro, 2008 às 11:04 pm
[…] Vale a pena conferir as respostas e as dicas. Se quiser colaborar, é só deixar um comentário por lá! Posts similares:Livros legais a preço de bananaJogos jurídicosConstituição em mp3!Por que é tão difícil gostar de Direito?Concorrência da boa! […]
26 novembro, 2008 às 2:21 am
Ótimas dicas mesmo. Gostei demais dos fluxogramas, alguém sabe onde eu posso encontrá-los?
Beijos!
26 novembro, 2008 às 2:57 pm
[…] nisso, a nossa amiga-blogueira-estudante de direito, Didi – do Direito é Legal – publicou duas dicas sobre Como Estudar Processo Civil, uma minha e uma do caro colega Danyllo – do […]
27 novembro, 2008 às 1:08 pm
Primeiramente, obrigado pela visitinha no meu blog, está sempre convidada para passar lá mais vezes.
Eu não faço direito, mas adoro seu blog, pois com raras exceções, esse é uma blog que é um serviço de utilidade publica, porque nos esclarece e ajuda em muitos momentos saber como proceder em alguns casos, isso já seria muito bom se não fosse por mais um detalhe, esse é um blog que estimula o individuo a pensar.
Parabéns por tudo, estou torcendo sempre pelo seu sucesso.
Beijos
http://mariosiolii.blogspot.com/ – ;D
29 novembro, 2008 às 8:48 pm
Vou adotar.. essa nova metodologia de estudo!
11 dezembro, 2008 às 10:05 am
Oi!
Não estudo direito (ainda), mais to fazendo cursinho pra fazer o vestibular este ano, sempre quando estudo costumo digitar tudo, e depois fazer resumo de todos os textos, vi que tem pessoas que fazem a mesma coisa, eu particularmente acho muito mais facil
Adoreii esse blog, por que para mim que pretende fazer direito já vai me deixando por dentro dos assuntos, e consigui tirar otimos livros p/ ir fazendo leituras referente ao curso!
Desde que descobri este blog comecei a entrar nele todo dia, quando estou no serviço fico praticamente o tempo todo nele, quando sobra algum tempo…
E quando começar tenho certeza que vou entrar ainda mais :D!
Beijos!!
11 dezembro, 2008 às 11:10 pm
Cristina! Obrigada!!!! Fico feliz quando descubro adeptos assim. Mas espero não atrapalhar o serviço. Hehe! Te cuida, garota! Bom vestibular!
14 dezembro, 2008 às 2:01 am
Gostei das dicas, e mais ainda do”como aprender a cozinhar lendo um livro” eheheheheheh………….. falou tudo!!!!……….depois de amanha tenho prova de processo civil, e só de pensar jah me bate um desespero……….
11 fevereiro, 2009 às 11:33 pm
Eu estudo a matéria de Processo Civil conforme a aula dada pelo meu professor, fazendo resumos, perguntas onde tenho dúvidas, atividades em sala de aula, e após mesclo com o conhecimento código seco e o conceito de alguns doutrinadores mas o que acho mais importante dentre todos essa ordem para estudar é a aula pré-prova onde tiro todas as dúvidas e dificuldades resolvendo então todas as questões que tenho para hora “H”.
abraço e bom estudos a todos.
16 fevereiro, 2009 às 12:12 am
Júlio! Sempre admirei quem tem a disciplina de levar as dúvidas uma aula antes da prova. Quero ser assim!
André, como foi de prova? Você volta para contar?
21 fevereiro, 2009 às 4:02 pm
Muito legal esse blog. Começo o curso de Direito no próximo mês, graças a Deus, e essas dicas clareiam a vida de um calouro.
abraço.
13 março, 2009 às 2:39 am
Aqui em Fortaleza, é fácil – como estudante de Direito – conseguir vagas de estágio voluntário nas varas de primeira instância. Daí tudo fica mais claro, ao passo que você pode pegar nos processos, folhear cada um e localizar os itens estudados em teoria: a petição inicial, procuração ad judicia, citação, contestação etc.
12 novembro, 2009 às 4:29 pm
Olá pessoal!!
Processo Civil é um mal necessário. rsrsrrs Brincadeirinha!!! Aprendi a gostar de Processo Civil com um professor que tenho agora no 6° semestre, ele é maravilhoso, dá a aula de uma forma, que tudo fica claro e muito fácil de entender. Ele coloca esquemas no quadro e vai explicando com uma linguagem bem acessível. Só agora passei a gostar da matéria, por causa dele. Acho a dica de Carlos Vinicius de usar fluxogramas muito legal, talvez facilite o entendimento. Mas uma coisa é certa gente! Não tem jeito, tem que estudar os artigos no CPC mesmo.
Boa sorte a todos!
Bjinhos!!!
10 setembro, 2014 às 7:41 pm
[…] Aqui pelo blog também já passaram dicas de outros blogueiros: Como você estuda Processo Civil? […]
5 fevereiro, 2015 às 3:45 pm
Parabéns pelo seu blog! amei sow! sou Professora do 9ºano fiz a minha pós graduação em psicopedagogia, e hoje com 54 anos vou iniciar em março a minha 2º faculdade em direito. Estou super feliz! pois só agora que tenho a a oportunidade de realizar o meu sonho. Vi o seu vídeo e amei! desejo a você que Deus realize todos os desejos do seu coração.
11 fevereiro, 2015 às 11:50 am
Waleria! Que comentário mais incrível! Obrigada!!! Começar uma vida nova é sempre um desafio, né?! Mas dá para sentir que você está supermotivada!!! Direito também foi meu segundo curso. Você vai tirar de letra! beijão
9 novembro, 2015 às 11:50 am
EU GOSTARIA DE SABER ONDE EU ENCONTRO UM PROCESSO INTEIRO PARA EU LER DESDE DO INICIO DA AÇAO CIVIL.. PODEM ME AJUDAR?
7 junho, 2016 às 5:28 pm
to começando achar que direito nao é legal não; e muito chato kkk
8 junho, 2016 às 6:01 am
ahahaha! Isso varia muito mesmo. Mas pra nome de blog seria melhor colocar algo mais positivo. hehe
29 agosto, 2017 às 5:22 pm
Quero indicações de alguns livros para ler….
19 fevereiro, 2018 às 2:00 pm
Na minha óptica, o Direito processual civil, é sem dúvida o conjunto de normas juridica que visam tramitar todos actos jurídicos tendentes a uma resolução nos tribunais. O direito retromencionado pertence ao ramo do direito público.
“ARNALDO CHINEMERO”
26 abril, 2019 às 1:22 pm
Estudar processo civil, exige muita concentração, pois é uma matéria de excelente compreensão.
15 março, 2020 às 9:04 pm
Estudar processo civil é difícil , no entanto, é preciso insistir.