Como você estuda Processo Civil?

Esta semana, dia 26, terei prova de Processo Civil. A última do semestre. Até não acho ruim a matéria, mas sempre encontro dificuldades para estudá-la. É quase como aprender a cozinhar lendo um livro. Ora, se cozinhar se aprende na cozinha, processo se aprende no processo. Mas, enfim, a gente tem que passar de ano.

Então, nada melhor que recorrer a dois feras no assunto. Amigos que fiz pelo blog e hoje chamo de amigos mesmo! Eles responderam à pergunta-título.

“Depois de uma série de adaptações, troca de idéias, descobri a forma ideal para estudar Processo Civil.
Tenho, sempre, em mãos: um manual, um código comentado e um código seco.
A base é sempre o manual, leio o capítulo referente ao tema que me proponho estudar, acompanhando com o código seco os artigos citados pelo doutrinador.
Ao terminar a leitura do tema no manual, busco a intepretação dos artigos, normalmente acompanhada de jurisprudência, no código comentado.
Assim é possível estabelecer uma visão clara de todo o conteúdo e a visão dos dispositivos legais citados pelos autores permite que a visualização do que você está estudando fique aprimorada.

Meus resultados melhoram muito com essa rotina de estudo e a fixação da matéria também.”

– Carlos Vinícius, do Estudante de Direito

“Estudar processo civil não é tão complicado quanto parece. Uma vez que o direito processual envolve um tramitar de atos e procedimentos que diante de certas situações pode tomar rumos diferentes, dependendo da natureza da causa, a melhor idéia para “aprender” esses caminhos é fazer uso de quadros esquemáticos e de fluxogramas. Sim, aqueles quadros que mostram o percurso que os autos tomam. “Recebimento da inicial > citação do réu > contestação > etc.” Ler uma boa doutrina sempre é bom, mas são tantas as hipóteses, as subdivisões, as possibilidades, que apenas a explicação textual dos manuais não é suficiente para total compreensão. É ai que a representação gráfica do procedimento completa o entendimento. Você passa a “ver” o processo. Na minha opinião, nada adianta ler: “se isso ocorre, o processo segue tal caminho, já se isso não ocorre, acontece outra coisa, que se não aconteceu tal coisa antes, não tem efeito jurídico”. É muito melhor um quadradinho, com duas flechinhas que levam às possibilidades. Ou acontece uma coisa e segue o caminho da primeira flecha, ou não acontece e segue o caminho da outra flecha. Simples. Como diria meu professor, “olhísticamente” fica bem melhor e de mais fácil entendimento. No entanto, ainda que o estudo seja incrivelmente facilitado pelo uso de quadros esquemáticos e fluxogramas, processo civil mesmo só se aprende de um modo: praticando.”

– Danyllo, do Argumentandum

Obrigada, rapazes! Se alguém tiver alguma dica boa de como estudar qualquer matéria (ou como cozinhar, ou como adestrar cães, ou como jogar truco etc) pode deixar nos comentários ou enviar e-mail para direitoelegal@gmail.com.

Update!

Dani Toste, do Sapere Aude, a rainha dos resumos e do podcast mais legal do mundo, também deu sua dica de estudos. Obrigada, Dani!

“Normalmente eu estudo fazendo resumos, então minha rotina é digitar todo o caderno, para lembrar o que foi falado nas aulas, depois intercalar na materia da aula os artigos pertinentes do código e por ultimo ler a doutrina e adicionar o que estivesse faltando.

Código comentado e dicionário jurídico também ajudam muito nas aulas de processo.”

Boas provas finais a todos!

Anúncios

27 Respostas to “Como você estuda Processo Civil?”

  1. Dani Says:

    Normalmente eu estudo fazendo resumos, então minha rotina é digitar todo o caderno, para lembrar o que foi falado nas aulas, depois intercalar na materia da aula os artigos pertinentes do código e por ultimo ler a doutrina e adicionar o que estivesse faltando.

    Código comentado e dicionário jurídico também ajudam muito nas aulas de processo.

  2. francisco marques Says:

    gostaria de de seu um advogado mas e muito dificio por isso que saber tuod de lei pel enternet vlw……

  3. Andressa Says:

    Di,
    Adorei as dicas!
    Como já citei aqui diversas vezes, a minha maior dificuldade em direito é processo!
    Tirei 4,0 na prova parcial, e tenho q tirar 6,0 agora na final. :(
    Vou tentar por esse método, me deseje sorte!
    Bjos, e boa prova!

  4. Priscilla Says:

    Meu, que ótimas essas dicas de como estudar processo. Apesar de ter tido a prova final hoje (antes de ler esse post), tenho uma substitutiva da primeira daqui a duas semanas. Desde o começo achei essa matéria meio difícil, um tanto quanto abstrata, e como dito no seu post, cheia de possibilidades.
    Enfim, achei esse blog por acaso, fuçando na internet e adorei. Entro todos os dias para ver se não há novas publicações, e já varei madrugadas vendo as anteriores, me identifiquei muito!
    Parabéns pelo seu trabalho aqui =]
    Beijos

  5. Pedro Says:

    Eu não sou o cara mais indicado pra falar de civil, mas me ajudou muito ter trabalhado, voluntariamente, alguns meses (2 ou 3) com um juiz de 1ªa instância.
    Você vê de tudo e percebe que processo civil não é um bicho de sete cabeças (apesar de ser insuportavelmente insuportável) e aprende muito mais do que lendo livros (se bem que ler o barbosa moreira ajuda pra cacete também).
    Uma pena que sua prova já se aprochega (acabei de ver que é hoje), mas é uma experiência muito boa ver como trabalha o pessoal do outro lado do balcão (mas pensando bem, ainda recomendo o barbosa moreira, mesmo que seja 10 minutos antes da prova).
    Bjos e boa prova!
    Escrito ouvindo: Tomorrow Never Knows (Beatles, Revolver)…

  6. JBP Says:

    Na Faculdade de Direito de Lisboa, além das aulas teóricas de Processo Civil ( também designado de Processo Declarativo), tínhamos aulas práticas onde se resolviam inúmeras hipóteses (casos práticos); os Códigos comentados eram proibidos pelo anotávamos os nossos Códigos!

    Boa Sorte!

  7. Andressa Says:

    Di,
    Alguma dica de como estudar penal? :D
    Bjos!

  8. Dan Says:

    Eu sabia que a dica do Carlos mataria a pau! A minha funciona bastante comigo, como te disse. Mas cada um tem um método, né?

    E que venham mais posts como este :)

  9. Como estudar processo civil? | Argumentandum Says:

    […] Vale a pena conferir as respostas e as dicas. Se quiser colaborar, é só deixar um comentário por lá! Posts similares:Livros legais a preço de bananaJogos jurídicosConstituição em mp3!Por que é tão difícil gostar de Direito?Concorrência da boa! […]

  10. Fernanda Says:

    Ótimas dicas mesmo. Gostei demais dos fluxogramas, alguém sabe onde eu posso encontrá-los?
    Beijos!

  11. Estudante de Direito.net: Amigos, amigos e processo civil! Says:

    […] nisso, a nossa amiga-blogueira-estudante de direito, Didi – do Direito é Legal – publicou duas dicas sobre Como Estudar Processo Civil, uma minha e uma do caro colega Danyllo – do […]

  12. Mário Sioli Says:

    Primeiramente, obrigado pela visitinha no meu blog, está sempre convidada para passar lá mais vezes.

    Eu não faço direito, mas adoro seu blog, pois com raras exceções, esse é uma blog que é um serviço de utilidade publica, porque nos esclarece e ajuda em muitos momentos saber como proceder em alguns casos, isso já seria muito bom se não fosse por mais um detalhe, esse é um blog que estimula o individuo a pensar.
    Parabéns por tudo, estou torcendo sempre pelo seu sucesso.
    Beijos

    http://mariosiolii.blogspot.com/ – ;D

  13. Gabrielle Says:

    Vou adotar.. essa nova metodologia de estudo!

  14. Cristina Says:

    Oi!
    Não estudo direito (ainda), mais to fazendo cursinho pra fazer o vestibular este ano, sempre quando estudo costumo digitar tudo, e depois fazer resumo de todos os textos, vi que tem pessoas que fazem a mesma coisa, eu particularmente acho muito mais facil
    Adoreii esse blog, por que para mim que pretende fazer direito já vai me deixando por dentro dos assuntos, e consigui tirar otimos livros p/ ir fazendo leituras referente ao curso!
    Desde que descobri este blog comecei a entrar nele todo dia, quando estou no serviço fico praticamente o tempo todo nele, quando sobra algum tempo…
    E quando começar tenho certeza que vou entrar ainda mais :D!

    Beijos!!

  15. Didi Says:

    Cristina! Obrigada!!!! Fico feliz quando descubro adeptos assim. Mas espero não atrapalhar o serviço. Hehe! Te cuida, garota! Bom vestibular!

  16. André Says:

    Gostei das dicas, e mais ainda do”como aprender a cozinhar lendo um livro” eheheheheheh………….. falou tudo!!!!……….depois de amanha tenho prova de processo civil, e só de pensar jah me bate um desespero……….

  17. Júlio Says:

    Eu estudo a matéria de Processo Civil conforme a aula dada pelo meu professor, fazendo resumos, perguntas onde tenho dúvidas, atividades em sala de aula, e após mesclo com o conhecimento código seco e o conceito de alguns doutrinadores mas o que acho mais importante dentre todos essa ordem para estudar é a aula pré-prova onde tiro todas as dúvidas e dificuldades resolvendo então todas as questões que tenho para hora “H”.

    abraço e bom estudos a todos.

  18. Didi Says:

    Júlio! Sempre admirei quem tem a disciplina de levar as dúvidas uma aula antes da prova. Quero ser assim!

    André, como foi de prova? Você volta para contar?

  19. Emanuela Says:

    Muito legal esse blog. Começo o curso de Direito no próximo mês, graças a Deus, e essas dicas clareiam a vida de um calouro.

    abraço.

  20. Maestro Vareta Says:

    Aqui em Fortaleza, é fácil – como estudante de Direito – conseguir vagas de estágio voluntário nas varas de primeira instância. Daí tudo fica mais claro, ao passo que você pode pegar nos processos, folhear cada um e localizar os itens estudados em teoria: a petição inicial, procuração ad judicia, citação, contestação etc.

  21. Adilene Says:

    Olá pessoal!!

    Processo Civil é um mal necessário. rsrsrrs Brincadeirinha!!! Aprendi a gostar de Processo Civil com um professor que tenho agora no 6° semestre, ele é maravilhoso, dá a aula de uma forma, que tudo fica claro e muito fácil de entender. Ele coloca esquemas no quadro e vai explicando com uma linguagem bem acessível. Só agora passei a gostar da matéria, por causa dele. Acho a dica de Carlos Vinicius de usar fluxogramas muito legal, talvez facilite o entendimento. Mas uma coisa é certa gente! Não tem jeito, tem que estudar os artigos no CPC mesmo.
    Boa sorte a todos!
    Bjinhos!!!

  22. Vídeo de dicas para estudar | Direito é legal Says:

    […] Aqui pelo blog também já passaram dicas de outros blogueiros: Como você estuda Processo Civil? […]

  23. waleria Says:

    Parabéns pelo seu blog! amei sow! sou Professora do 9ºano fiz a minha pós graduação em psicopedagogia, e hoje com 54 anos vou iniciar em março a minha 2º faculdade em direito. Estou super feliz! pois só agora que tenho a a oportunidade de realizar o meu sonho. Vi o seu vídeo e amei! desejo a você que Deus realize todos os desejos do seu coração.

  24. Didi Says:

    Waleria! Que comentário mais incrível! Obrigada!!! Começar uma vida nova é sempre um desafio, né?! Mas dá para sentir que você está supermotivada!!! Direito também foi meu segundo curso. Você vai tirar de letra! beijão

  25. DUARTE Says:

    EU GOSTARIA DE SABER ONDE EU ENCONTRO UM PROCESSO INTEIRO PARA EU LER DESDE DO INICIO DA AÇAO CIVIL.. PODEM ME AJUDAR?

  26. daiane bispo Says:

    to começando achar que direito nao é legal não; e muito chato kkk

  27. Didi Says:

    ahahaha! Isso varia muito mesmo. Mas pra nome de blog seria melhor colocar algo mais positivo. hehe

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: