Estou com um sério problema de morrer de sono na aula (mesmo quando a matéria é ótima). Pode ser um tanto de coisas : dormir em horas erradas, alimentação errada, pouco café, muito arroz etc etc. Então, para manter-me acordada na sala, vou desenvolver algumas ideias, já que nenhum professor está fazendo piruetas ali na frente (estou aqui agora, aula de Administrativo que adoro).
1) leve muitas canetas e faça do seu caderno algo bem brega e colorido;
2) ofereça-se para ler o código ou a constituição quando o professor precisar;
3) pergunte, mesmo quando a dúvida for banal. Participar faz acordar.
4) masque chicletes (ajuda mesmo!);
5) durma 5 minutos debruçada na carteira (e abraçada à sua bolsa) durante o recreio. Se você vai de ônibus e consegue sentar, ótimo, dá pra fazer isso também e é raro perder o ponto!
6) quando o professor for muito chatinho-intelectualóide (o que não é o caso da ótima profa de Direito Administrativo), faça como manda aquele e-mail: uma pequena lista de frases e palavras-chaves que ele vai falar. E faça um risco para cada vez que for citado. Quando completar, grite “bingo”. Alguns exemplos para sua listinha: paradigma, reflexão, ponto central, subjetivo, objetivo, supremacia, pluralidade, tácito, expresso, deontológico, hermêutica, exegese.
7) carregue seu mini pc e procure coisas relacionadas com a matéria (aham!), ou publique no seu blog dicas para ficar acordada.
Mais:
Por falar em dormir, veja este caso da síndrome da Branca de Neve (blog do Dr. Damásio)
Divulgando: saudade das aulas? continue seus estudos na minha querida faculdade
“Democracia é igual músculo, se a gente não exercita, atrofia” – frase dita agora pela professora