Na semana passada muita coisa aconteceu: defini meu intercâmbio, marquei uma cirurgia, adiantei um longo trabalho, reencontrei amigos, fiz novos também, um ônibus pegou meu carro, estive na polícia, descobri ótimas novidades, mudei de assunto, ajudei uma velhinha a atravessar a rua, almocei com minha mãe, quebrei uma mesa de canto, tirei total na prova, me emocionei nas aulas, bebi de bem com a vida, estabeleci novas metas.
Agora, com o fim do semestre, chego à minha última semana de provas. E ainda não passei em tudo. Aliás, muito pelo contrário. Portanto, esta semana tem que ser mais produtiva que a anterior. Mais lúcida e eficiente também. Torçam por mim. Cada dia deve valer mil.
A primeira prova é de Civil. Direito Reais. E aí eu tenho certeza que os leitores adorariam saber um pouco mais do assunto. Fiz diversos resuminhos que posso ir postando paulatinamente.
Por hoje, vamos colocar apenas alguns aspectos sobre a posse. Como, por exemplo, a diferença entre Posse e Detenção:
A detenção não gera usucapião nem proteção possessória. A detenção pode ser de má-fé, inclusive, como no caso do furto.
A posse é uma relação jurídica que gera direito ao possuidor. Posse é justa quando fundada num título justo (que é completamente diferente do Justo título, atenção).
Para Ihering, a posse é a visibilidade do domínio.
No caso de turbações (tipo, se alguém levar o gado dele pra pastar no seu pasto) deve-se, juridicamente, ingressar com ação de reintegração de posse e os métodos para sua legítima defesa não funcionarem. No caso de esbulho (adoro essa palavra), defende-se juridicamente com a ação de reintegração de posse.
Posse é diferente de propriedade. Você pode ter a posse e não ser o dono. Quem tem a propriedade é dono. Pode usar, fruir, dispor e reinvindicar a coisa, a menos que seja o “nu proprietário” (longa história, Sabino).
Perde-se a propriedade por alienação, abandono, perecimento da coisa, desapropriação e renúncia, que é a mais engraçada, porque nesta é necessária uma declaração expressa “da vontade de não querer”. Que paradoxo! Diz aí, Direito é ou não é legal???
E vamos todos numa linda passarela de uma aquarela que a semana está só começando.
“E a coisa mais divina que há no mundo é viver cada segundo como nunca mais”, frase do Vinícius de Morais, mas tenho certeza que foi inspirada no meu primo Maná
Vai voando:
Resuminho no blog da Dani Toste
Exemplo de uma contestação para reintegração de posse
Turbação x esbulho x posse mansa (gostei do layout)
Entenda sobre contratos rurais
Ps. Este texto foi escrito no domingo à noite, mas só pôde ser postado na segunda por questões de sufoca da autora. Agora ela acabou de conferir algumas notas e gostou do que viu!
23 junho, 2009 às 6:38 pm
Boa sorte!!!Muitas energias positivas!!
26 junho, 2009 às 1:21 am
Oi Di,
Por causa da minha semana de provas, só pude vir aqui hj.
E qual não foi minha surpresa qdo dou de cara com um post sobre a matéria q eu acabei de fazer prova… :(
Devia ter vindo antes e pego os resuminhos…
Pena.
Mas acho q fui bem, não tava mto difícil.
Bjo!
29 junho, 2009 às 3:58 pm
Posso falar? Teu blog é muito, MUITO bom! Lembro de ter passado por ele uma vez e agora, do nada, resolvi que queria dar uma olhada aqui denovo. Bora pro Google. Sorte a gente ter essa facilidade toda pra achar as coisas na internet.
Cliquei no terceiro resultado que apareceu e cai num texto mais antigo seu. Você tava em período de provas e caramba!, do jeito mais legal do mundo você escrevia fazendo resumos da matéria. (Aquele resumo que começou falando sobre homens perfeitos e com a foto do Wagner Moura tá demais!)
Então, não tinha como vir aqui e não dar o Parabéns. Teu blog é O BLOG! Haha.
Continue escrevendo porque você manda muito! E eu, como sua mais nova fã, não desgrudo mais daqui. Parabéns denovo.
Abraço!
Ah, só por curiosidade, em que período você tá na faculdade?
Claudinha, 19 anos, Cachoeiro de Itapemirim/ES.
2° ano de Direito.
7 julho, 2009 às 11:21 pm
Oi Fofa,
já vi que perdi um sorteio… rsrs… Como você está? Mil beijos. Hoje recebi um email muito interessante, rs rs, foi enviado por mim mesma ha pouco mais de dois anos, achei muito divertido e recomendo para você, o site é futuro.quemsou.com.br mil beijinhos.
9 setembro, 2009 às 12:00 am
[…] Site: https://direitoelegal.wordpress.com/2009/06/22/305/ Fonte: https://direitoelegal.wordpress.com/feed/ VN:F [1.6.4_902]Salvando…Nota: 0.0/10 (0 votes) Adicionar aos favoritos […]