Archive for 16 de junho de 2011

Quando tudo esbarra na educação

16 junho, 2011

Fiz 10 anos de faculdade se somar o curso de Publicidade, a pós e o Curso de Direito (pausa para atualizar meu currículo!). Sim, 10 anos!

E o que eu sou agora? Apenas mais uma recém-formada, achando graça do Direito no Brasil. É, se teve uma coisa que eu aprendi em Direito é que está tudo errado. Tudo!

A começar pelo enorme poder que os juízes tem e pela falta de fundamentação legal em suas decisões. A terminar pela má-vontade de inúmeros funcionários (não todos) dos órgãos do judiciário e executivo que deixam acumular coisas relevantes, não passam informações importantes, não colaboram com essa atividade da justiça que é uma atividade em equipe.

Quando entrei no curso, a última coisa que queria ser era advogada. Hoje acho que o mundo precisa deles. Mas dos honestos! Meu professor fez um discurso em sua última prova e comentou “nunca deixem de agir com ética”. E a gente já pode ter uma idéia, dentro da sala de aula, de quem será, de fato, um profissional ético e quem irá desviar um pouco.

Tudo esbarra na educação. Não tanto na educação superior, essa que sigo há 10 anos. Mas na educação de berço, de escolinha, nos exemplos dos adultos para as crianças. Imagine um grande projeto de educação no Rio de Janeiro! E o que aquela cidade não teria de maravilhosa? Imagine todas as crianças servindo de lição aos adultos? Imagine adolescentes realmente felizes? O que falta é educação! A base.

Qualquer problema, se for ver, passa por aí. É como a ética na advocacia, no funcionalismo público, nos magistrados etc. É uma questão que deve ser tratada desde cedo.  E eu estou disposta a ajudar!

Nos meus 10 anos de faculdade, tirei uma lição muito valiosa: aprender é bom demais!