Como você passou na OAB?

Queria criar uma lista de pessoas para responderem sobre a experiência de passar na OAB (que eu ainda estou longe de ter). Perguntei para algumas e poucas foram as que responderam coisa diferente de “estudei”. Uma delas foi minha superamiga de estágio, hoje somente superamiga, porque ela se formou e virou advogada trabalhista de primeira! Segue o depoimento dessa mulher linda com cara de menina que me deve um pastel de chocolate: Paola Barbosa.

Bom, além dos 5 (cinco) anos na faculdade… rsrsrs… Comecei a estudar para a OAB um mês antes da prova, todas as segundas-feiras juntamente com uma amiga da faculdade. Fizemos um cronograma e no final incluimos uns dois sábados também. Estudávamos mais os pontos chaves de cada matéria, algumas vezes com resumos. Na semana anterior à prova participei de mini-cursos na faculdade todos os dias na parte da noite, e por fim, um dia antes da prova participei do raio-X do Praetorium, em que eles fazem um super resumo de todas as matérias. Embora seja cansativo eu achei bem proveitoso.

No mais, amiga, depois de fazer a prova vi que, sinceramente, não precisava disso tudo, não falo só de mim, mas de todo mundo. A prova é bem mais tranquila do que imaginamos e esse clima que todos criam em torno da prova faz parecer que é tudo mais dificil… Não é. Só vai cair realmente o que estudamos e em um grau de dificuldade muito menor do que as provas da faculdade. Vale a pena dar uma lida nos códigos, mas pegar livros de doutrina NUNCA. Como a primeira etapa é sem consulta, a prova fica mais nos artigos mesmo.

Para a segunda etapa não consegui ter tanta disciplina, escolhi uma matéria que eu já gostava (trabalhista) e já havia trabalhado bastante (o que eu aconselho para todos) e uns dias antes da prova dei uma olhada em uma apostila de modelos de petições para fixar aquelas formalidades que eles exigem…

Ela faz parecer que é fácil, mas ela sempre foi muito estudiosa. Fica a dica.

Obrigada, Paola!!!!

Quem quiser estudar bem e consultar algumas provas da OAB, uma outra advogada (Dani) indicou-me o já conhecido portal JurisWay, que eu nunca tinha reparado ser tão completo.

Anúncios

9 Respostas to “Como você passou na OAB?”

  1. Lilly Says:

    Eh verdade, do jeito que ela disse, a prova parece facil. Tenho uma professora, de Direito Civil e as provas dela são questões tiradas da OAB. Achei legal e ela disse que eh para a gente nos acostumar e ver como eh. Eu não cehi dificil, eh bem como sua amiga disse, muito mais codigo do que doutrina, na verdade eh so codigo.. rsrs
    Espero que seja facil mesmo, apesar que pra mim ainda falta muito pra chegar la!
    Boa sorte para nos, quando chegar nossa hora de prestar pra OAB!
    Obrigada pelo comentario la no blog!
    Um beijo!

  2. Paola Says:

    FOOOOOOOFA!!!! Obrigada pelos elogios, digo tudo isso em dobro sobre você! Ah, te falei que encontrei mais um lugar que tem pastel de chocolate? Quando você quiser é só falar, lá funciona durante o dia também… Acredito que esse horário é melhor para você… Bjinhos.

  3. Andressa Says:

    Sonho distante ainda né Di?!?
    Mas tomara q seja mais tranquilo do q pensamos!
    Bjos!

  4. ivana Says:

    Passei no 137, último da OAB/SP, em jan/09. Não estudei pra 1a. fase – estava de férias e voltei pra Campinas na véspera da prova. Como sou funcionária do TJSP, não me sentia “na obrigação de passar”. Além disso, ninguém sabia que eu estava prestando. Na 2a. fase, foi diferente: fiz cursinho (Proordem) – recebi dicas valiosas, fiz uma montanha de peças e estudei muuuuuito processo penal – e segui as dicas (bibliografia, por exemplo) do excelente blog O Processo Penal. Deu tudo certo! Um alívio…

  5. Igor Rodrigues Says:

    Foi no início do ano depois da faculdade. Já tinha começado a fazer um curso extensivo (toda as matérias da faculdade em um ano).

    Pra primeira fase, fui bêbado (na verdade, de ressaca… acho q passei de um estágio para o outro no meio da prova).

    Para a segunda, fui sem estudar, com meu fiel marinoni e um vade mecum embaixo do braço.

    Deu tudo certo :P

    Igor
    Pensando Direito

  6. LORENA Says:

    ACHEI MUITO LEGAL

  7. LAURYANNE Says:

    NAO GOSTEI DA PROVA OBA

  8. katyhellen Says:

    eu gostey muito de passar na prova tava muito facil

  9. Mirella Says:

    Iniciarei o 9º periodo agora e desde então já me cobram que tenho que passar na OAB! Confesso que já não durmo direito há dias!!! rsrsr. Bom, espero sinceramente qe seja uma manjar dos deuses como disse a Paola!!! Me senti até mais relaxada!

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: