Vapt vupt para falar de Filosofia

Parece até que é anormal, mas hoje o post terá que ser corrido, tenho prova de Filosofia II daqui a pouco. Estou fazendo essa matéria porque na outra faculdade que eu estudava, só tinha Filosofia I que eu já havia eliminado com a faculdade de Comunicação. Mas, beleza! Filosofia pode ser legal.

E não deu tempo de estudar muito hoje (eu deixei para a última hora porque tive que patinar, brincar com meu cachorro, amigos e comer chocolate no feriado… fora que hoje comprei uma galinha… longa história, isso dificultou um pouco), vamos ao resumo do resumo!

Parece que perdi umas folhas do meu caderno. Então está mega incompleto. Nem sei se vale a pena você continuar a ler, mas para mim vale a pena escrever, é uma das minhas técnicas de aprendizado.

Descartes (1596-1650)

O senhor Penso-logo-existo afirmava que as idéias poderiam ser inatas, adventícias ou factícias (como a idéia de uma fada, um cavalo alado etc). Para Descartes a idéia de Deus era Inata e não poderia ser adventícia em função de “uma causa deve ter, pelo menos, o mesmo grau de perfeição que ela produz”. Fazia sentido! Mas a peça principal do argumento cartesiano foi a consciência e a racionalidade humana.

Thomas Hobbes (1588 a 1679)

Para ele, a primeira lei natural do homem era a auto-preservação e o bem e o mal foram uma construção da civilização.

Hobbes opõe o estado de natureza (modo pelo qual os homens viviem antes do estado civil) com o estado civil.

Além disso, ele faz uma defesa do absolutismo e fala do pacto social (um conjunto abre mão do Direito Natural em favor do rei). Foi o primeiro teórico a não justificar o poder do Rei como um poder divino. Pelo menos, foi o primeiro que não morreu por isso. Ele vivia na Inglaterra e nessa época já havia sido criada a igreja anglicana.

Antes desses dois, estudei também Copérnico, Tycho Brahe, Kepler, Galileu e Newton. Pessoas incríveis! E eu sem tempo de falar (ou ler mais) sobre eles.

Vou pegar uma carona aqui. Boa prova pra mim!

Anúncios

4 Respostas to “Vapt vupt para falar de Filosofia”

  1. Lilly Says:

    Achei legal a sua forma de memorizar. Filosofia eh muita teoria e as vezes eh chato, mas a gente tem mudar o foco neh? Eu fiz Filosofia na outra faculdade, mas terei que fazer novamente por causa da carga horaria, nesta faculdade eh maior, então não tem escapatoria.. Vamos filosofar.. rsrs
    Boa sorte na prova…
    Um beijo

  2. svencarioca Says:

    Filosofia é legal também. Melhor do que ler sobre é ler eles. Hobbes é um pouco grosso, mas Rousseau é bastante fino, como Locke.

  3. Paola Says:

    Que isso amiga, quanta prova! Saudades… Ah, achei um outro lugar legal para comer pastel de chocolate e eles tem de chocolate com morangos também… Quem sabe podemos marcar de irmos algum dia… Bjão!!!

  4. Mayara Almeida Says:

    Eu particularmente gosto de estudar essa filosofia de teorias sólidas, autores que seguem uma linha de raciocinio sabe?!
    Hobbes e a defesa do Estado como bem maior;
    Descartes e os métodos de estudo;
    Locke e as ideias liberalistas…
    e vem aqueeela listona né…
    mããs..
    Como foi na prova?

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: