Assim como Martin Luther King, eu também tenho um sonho. Um para contar agora e outros tantos para compartilhar depois.
O sonho do momento é ainda distante, mas está martelando na minha cabeça: tenho o sonho de criar um escritório para mim. Mas eu queria um escritório de direito realmente legal.
O seu é legal? Deve ser legal pelas pessoas, pelos clientes, pelo salário talvez… mas ele passa essa sensação de primeira?
Para começar, a OAB fez o favor de não deixar nenhum advogado colocar nome legal no escritório… É tudo Fulano & Siclano… Preguiça… Nesse ponto, morro de saudade da publicidade com escritórios coloridos, almofadas divertidas, bonequinhos nas mesas, bilhetinhos nos banheiros, nas portas, nos cartões de visita…
Eu não entendo muito bem a relação de por que o escritório de direito tem que ser todo padrão para passar a idéia de sobriedade para o cliente e o escritório de publicidade tem que ser todo doidão para passar a idéia de criatividade para o cliente.
E se a gente unisse o útil ao agradável? O cliente fugiria? O juiz nos condenaria por isso?
Nos dois casos, os dois profissionais mexem com fatos e relações muito delicadas de seus clientes. Os dois trabalham com comunicação, idéias, fatos e persuasão. Os dois devem ser sérios no que fazem. Mas podem se divertir trabalhando, não?!
Então o meu sonho é ter um escritório feliz! Que funcionasse 24h porque tempo é dinheiro, tempo é prazo, tempo é vida e eu rendo muito mais de noite (sem risadinhas, por favor)! Queria tudo diferente, com petições diferentes, mas ricas em detalhes, informações e cuidado na diagramação.
Aí, olha o meu plano:Ter um escritório com puffs, mas ao mesmo tempo poltronas e tudo para todo mundo ficar confortável. Nada de couro. Nada de quadros abstratos, quero cenas de filmes como de Pursuit of Happines que é um estímulo para qualquer trabalhador (ou Jerry Maguire, ou Erin Brockovich). É bom também ter mais janelas abertas que ar condicionado! E quero um liquidificador para a vitamina da tarde. Além de uma cadeira massageadora para o funcionário do mês. Vou colocar relógios com horários do mundo inteiro nas paredes. E muitos globos (amo!). Muitos mapas! Frases em latim no banheiro! Muitos murais de lembretes, canetas e post its coloridos. A área adminsitrativa do meu escritório vai ter que ser grande porque eu sei que esse lado na vida do advogado é fundamental!
E a galerinha tem que ser animada. Tem que gostar de cantar. Gostar de rir dos próprios problemas e tem que ter muuuuito jogo de cintura. Aliás, esse seria o nome do meu escritório se a OBA deixasse: Jogo de Cintura. Acho que é a principal habilidade que o advogado tem que ter para lidar com juiz, escrivão, servidor, delegado, promotor, aspron, projudi, os sites malucos e despadronizados dos tribunais, os horários de pico, os e-mails travando, a greve dos correios, o sistema fora do ar… Jogo de cintura é tudo!
Tão bom sonhar…
Me diz, tenho alguma chance de conseguir clientes?
Mais:
Revista Americana traz os escritórios mais legais do mundo
Como os escritórios de advocacia devem fazer marketing
“Sorte é isto. Merecer e ter.”
Guimarães Rosa
Tags: decoração, pense diferente, rotina
2 dezembro, 2011 às 8:08 am
Pois é…
Sou colega, e sempre achei isso também; o código de ética da OAB é muito atrasado e retrógrado.
Advocacia não merece ser regulamentada como sendo uma profissão mais nobre do que as outras. Não há porque impedir que nós possamos escolher o nome de nossa empresa. E mais, segundo o código é proibido, inclusive, você dar um conselho legal ou uma consulta, dando “desconto”. É um absurdo…
2 dezembro, 2011 às 3:45 pm
PREACH!!!!
É por posts como esse que eu simplesmente ADORO o seu blog!
6 dezembro, 2011 às 9:09 am
Acho maneiro, um escritório do tipo “Google”:
http://www.google.com.br/search?hl=en&biw=1280&bih=935&tbm=isch&sa=1&q=google+office&oq=google+office&aq=f&aqi=g10&aql=&gs_sm=e&gs_upl=1479l2829l0l3068l7l6l0l0l0l0l304l304l3-1l1l0
Deverá atrair muitos clientes.
7 dezembro, 2011 às 10:13 pm
Muito bom, Sven!
Kelly, obrigada!!!
Roberto… concordo, acho que ficamos limitados demais.
:-)
7 dezembro, 2011 às 10:28 pm
Por favor, quando montar esse escritório me chama pra trabalhar com você?
13 dezembro, 2011 às 6:21 pm
Tem uma vaga pra mim?