Passando raiva pra tirar a carteirinha

Deixa eu explicar. Estou indo para o décimo período. Estou de férias, indo para o décimo período. Quando eu estava no sétimo, assim que entrei, fiz o pedido da carteirinha de estagiária da OAB. Demorou. Demorou tanto que, quando chegou, eu usei ela por uma semana no estágio, depois o estágio acabou, o sétimo período acabou e eu fui morar um tempo em Vancouver.

Quando voltei, tive a oportunidade de estagiar no Tribunal de Justiça daqui. Para isso, cancelei a carteirinha, pois TJ não combina com OAB.

No final de dezembro, outra oportunidade surgiu. Desta vez, num escritório, mas pediram para eu providenciar a tal da carteirinha até fevereiro. Falei que iria olhar o quanto antes. E olhei. Em dezembro mesmo estive na OAB, perguntei o que poderia ser aproveitado da minha documentação antiga e pediram apenas para levar umas declarações da faculdade de “estágio/freqüência”. Fui na faculdade. As declarações ficaram prontas ontem (porque teve natal e ano novo no meio, né). Levei de novo na OAB.

É aí que começa a graça. Além de faltar a certidão de quitação eleitoral (que não tinham me informado antes que precisaria), eles não podem aceitar as minhas declarações porque eu não estou FREQUENTE na matéria de Prática. Eu só estou matriculada agora e já fui freqüente nos semestres antigos. Claro, eu estou de FÉRIAS. Aí, eu perguntei se o escritório poderia me dar uma declaração de que vou fazer estágio lá. Não, ele não pode porque ele não é conveniado da OAB pra isso, ou seja, não pagou a taxa que eles cobram pra esse serviço.

Então quer dizer que em janeiro eu posso desistir de trabalhar com a carteirinha? Sim, quer dizer isso. Isso é constitucional??? Porque, veja bem, o que eu poderia ter feito para não ter essa dor de cabeça? Onde eu errei nessa história? Eu não tinha como adivinhar que em dezembro um escritório me chamaria. Não tinha como adivinhar que no período de férias não é válida a documentação pra tirar a carteirinha. E se eu estivesse com a minha carteirinha antiga??? Ela não seria válida da mesma forma?

Sério, me deu uma impressão muito ruim isso tudo. Estou querendo trabalhar. Só isso. As vezes me parece que a OAB virou um monstro que ninguém mais domina. Ela decide tudo, faz tudo do jeito dela. Não há MEC, TCU, MP ou judiciário que se resolva com esse órgão. Estagiários, então, coitadinhos…

Anúncios

7 Respostas to “Passando raiva pra tirar a carteirinha”

  1. svenvantveer Says:

    Olha, nós estrangeiros já sabem que tudo no Brasil funciona assim, burro-cratia total. Me lembro da época que teve que convencer que um certidão de nascimento “modelo europeu” não deve nem pode ser traduzido por um tradutor juramentado Holandês uma vez que o documento já contém a lingua portuguesa como 6a opção (atrás Holandês, Inglês, Alemão, Espanhol e Frances).

    Boa sorte

  2. Jaqueline Says:

    No semestre passado eu fiz o pedido da carteira da OAB para estagiário, demorou 4 meses para chegar, neste período eu pude notar o quanto a OAB é desorganizada!
    Eles estão acima de qualquer Órgão do Estado Brasil, e isso sim, é totalmente, inconstitucional.

  3. Didi Says:

    Ai, gente… tem que ter muita paciência, viu?! Pior que a gente se sente tão impotente, né?!

  4. Says:

    Nossa, ler tudo isso já vai me preparando para o que me aguarda nos próximos períodos. O pior de tudo é perder as oportunidades que aparecem por conta de tanta burocracia.

  5. Alessandra da Silva Says:

    Oi, adorei teu blog! Estava lendo teus posts e este da carteirinha da OAB me cativou!
    Realmente, a OAB é uma bagunça. Excelente a tua colocação quanto às atitudes da OAB. Parece que não há quem enfrente este órgão. É uma pena! E o pior, para exercermos a advocacia somos obrigados a pagar anuidades e taxas altissimas.

  6. Mariana Pontes Says:

    como vc fez para cancelar a inscrição? pagou alguma taxa?

  7. Didi Says:

    Mariana, para cancelar tive que ir lá e fazer o pedido explicando minhas razões. No caso, eu ia trabalhar numa atividade incompatível. Não paguei nenhuma taxa, que me lembre.

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: