Comissão de formatura e o que eu acho sobre o assunto

Como em todos os textos do blog, este aqui também traçará o que eu penso sobre a questão. Nenhuma verdade absoluta, apenas o meu lado de ver as coisas.

Pois bem. Não faço parte da comissão de formatura. Desde que me formei no terceiro ano (e isso foi em 2000) jurei que nunca mais pagaria por uma festa dessas. Isso porque no fim das contas, a festa dificilmente chega aos pés do que a gente espera. E sai muito mais cara do que vale.

No meu curso de Publicidade também não ingressei na Comissão de Formatura. No dia do baile, fui a uma festa anos 80 com meus chefes e me diverti o suficiente para ter ótimas lembranças!

Mas neste curso de Direito agora acompanhei mais de perto o processo do tal baile de formatura e continuo convicta: não vale a pena (não pra mim). Veja meus motivos:

1)      O preço que meus colegas estão pagando chega quase a R$ 5.000,00 (cinco mil reais). Esse valor em si, por uma só noite, eu já acho muito caro. Mas se for ver o que dá pra fazer com esse dinheiro… é menos interessante ainda! Com o mesmo valor dá para passar um mês inteiro em Vancouver estudando inglês, saindo de quinta a domingo e patinando nas praças.

2)     O preço inicial era um pouco mais barato, mas tudo subiu muito de preço. É algo meio imprevisível. Fora que muita gente que topa entrar pra comissão no terceiro período já sumiu no sétimo período, e aí?

3)      Acho que uns 30% dos que pagam a comissão de formatura da minha sala não irão formar comigo. Eles estão pagando por uma festa que será só uma festa, não será sequer um rito de passagem pra eles.

4)      Sim! É legal celebrar os ritos de passagens. Mas tem formas muito mais baratas de fazer isso. A questão é que quem gosta muito de baile, faz questão de umas coisas muito caras como a banda da festa, a decoração luxuosa, o whisky na mesa e o salão mais chique. Talvez se cogitassem fazer as coisas com mais simplicidade, a alegria poderia ser a mesma e o prejuízo um pouco menor.

5)      Desculpe, mas a maioria dessas coisas de baile tendem as ser muito barangas. Isso vale também para festas de debutantes e casamentos. O risco de exagerar e ostentar demais é grande. Reporto-me ao número 4. Às vezes, menos é mais.

6)      Eu sempre estranhei as pessoas passarem o dia no salão e gastarem milhares de reais com um vestido para depois caírem no funk que destrói qualquer penteado. Quer se acabar? Economize na produção, pelo menos.

7)      A comissão de formatura tem, de fato, uma tarefa árdua que é tentar agradar a todos. A da minha sala bem que tentou. Mas não conseguiu. Não conheço nenhuma que tenha conseguido.

8)      Ah, outra coisa que me dá aflição é a tal da missa. Eu não sou religiosa e achei muito ruim o culto ecumênico que tivemos no terceiro ano. Era um senta-levanta o tempo todo. Prefiro não me envolver.

Por essas e outras que recomendo aos leitores que pensem bem antes de ingressar numa comissão de formatura. É uma decisão que custa caro.

Se não ingressarem, tratem de juntar dinheiro para uma viagem, que isto eu acho que sempre vale a pena. Mas se decidirem pagar por uma festa, então acompanhem os passos da comissão, ofereçam ajuda, ofereçam idéias também. Eles vão precisar. E aproveitem a festa!

Mais:

O casamento mais simples e bonito do mundo

Anúncios

7 Respostas to “Comissão de formatura e o que eu acho sobre o assunto”

  1. Pedro Gustavo Says:

    Eu assino em baixo, sobre tudo que vc escreveu aí. Não acho que compensa nem de longe! É um ABSURDO 5.000 em uma única festa, eu não me conformo, e olha que tô no 2º período ainda.
    Mas minha mãe (que também forma em Direito esse ano, e com formatura) não aceita eu não participar da minha, insiste que é um rito de passagem e tal.
    Prefiro 1.000 vezes ir para o Canadá do que uma festa para vc se embebedar e os familiares sairem reclamando depois, sim, pq sempre reclamam. Comida fria, bebida quente, banda sem graça, salão feio…

  2. Vinícius Cortez Says:

    Concordo! Estou, como o Pedro aí em cima, no segundo período de Direito. Mas já rejeitei duas festas de formatura, do ensino fundamental e médio. Que “ritual de passagem”, meu Deus, vai te deixar mais diferente e mudar mais sua visão das coisas que uma viagem ao exterior?

  3. Silvia Salles Says:

    Concordo com TUDO!! Cada vírgula!

  4. jessica Almeida Says:

    é complicado. Eu nunca participei das festas de formatura e me arrependo.
    Estou indo para o sétimo período do nosso querido Direito e tenho uma mini poupança pra festa de formatura desde que passei no vestibular… Realemnte é importante pra mim comemorar esse momento. Que é caro? claro. mas foi por isso que ja nao fiz as anteriores..
    tudo bem que minha festa vai sair mais barata (recebi o orçamento hoje, coincidencia me deparar com este post, não?) e valor do churrasco pré-formatura + colação + Baile vai ser R$2.650 que podem sr divididos em 40x.
    Não sei se é porque já tenho isso na cabeça desde o começo, mas é um valor que estou disposta a pagar.
    que se não “investir” nisso, não farei uma viagem nem…. nem nda. eu me conheço.
    e esper realmente aproveitar!
    mas esntendo completamente o posicionamento, é fato que em tudo a gente pode pensar em outra coisa que poderia fazer com o dinheiro.
    mas ja deixei de fazer muita cosia por pensar e pesnar e pensar… nos mais diferentes valores.
    e provavelmente esta não vai ser uma delas….
    quem sabe outras?
    Goste do seu blog!
    =*

  5. franco Says:

    o mais importante é a conquista da graduação
    abraços
    franco

    http://oexamedeordem.blogspot.com/

  6. vanessa Says:

    Estou pensando na msinha formatura que m tudo vai sair porvolta de4.2000,00 v
    Mas, é uma turma que n passei efetivamente com eles e conheço alguns colegas de algumas materias e estagios.
    Pergunto pra vocês vale a pena fazer esse baile??

  7. Cassiano Says:

    Parabéns pelo texto, creio que a realização da formatura é um grande marco para todos aqueles que direta ou indiretamente estão envolvidos neste objetivo; E nós do OBRAS de OURO acreditando na importância deste sonho, viabilizamos uma plataforma Online que tem por objetivo ajudar alunos a captar recursos financeiros para realizar sua festa de formatura, através de Crowdfunding literário toda a turma pode se beneficiar gratuitamente e se aproximar ainda mais deste Objetivo. Conheça https://www.meusanosnafaculdade.com.br e faça parte desta história.

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: