Lei e Ordem

Muito além do seriado Law and Order (que é bom, mas prefiro CSI), existe um movimento americano com o mesmo nome que influencia o Brasil.

O movimento surgiu na década de 70 nos EUA (aliás, o que não surgiu na década de 70 nos EUA?).

Segundo Gevan de Almeida, “Trata-se de um direito penal simbólico que procura dar uma satisfação à sociedade, sempre que os índices de criminalidade aumentam” . Ele dá o exemplo aqui do Brasil, sempre que a violência está no auge, o governo anuncia o aumento de policiais e armamentos. Mas, ao voltar aos níveis considerados normais, esquece-se esse rigor. Diz que a lei dos crimes hediondos surgiu assim, às pressas, como resposta à onda de crimes da época. O que não se vê é um aumento na repressão a políticos corruptos e juízes vendidos, que causam tanto ou mais dano à sociedade que os outros criminosos.

Verifica-se que o movimento da Lei e Ordem é considerado o oposto do Abolicionismo, que estimula uma não-severidade das penas, quiçá, a ausência delas.

Por enquanto, não vejo saída em nenhum dos dois movimentos. Como disse no post passado, além de faltar tudo que todo mundo já fala (amor, educação etc), ainda falta a gente ficar mais inteligente e esperto que o bandido. E manter uma sensatez. Isso sempre!

Mais:

O Direito Penal na Atualidade (de 2001)

Resumos (link para o resumo de Crimes Hediondos, mas o site tem muitos mais!)

3 Respostas to “Lei e Ordem”

  1. Paula Says:

    Oi, Didi…
    Tb gosto de L&O (na verdade, do SVU, sabe qual é?), mas prefiro 1000 vezes CSI. E pela lógica o certo não seria Ordem e Lei em vez de Lei e Ordem? rsrsrs
    Que vc tenha uma ótima semana!
    Beijos,
    Paulinha
    http://booperfly.fairy-tales.com.br/

  2. Junny Helen Says:

    Oie
    gostaria de parabenizar pela iniciativa pois eu adorei o blog
    eu tbm faço direito (to no 3º período da UERJ) e acho q estamos precisando disso, uma visão mais reflexiva e menos positivista
    adorei mesmo o blog, uma linguagem muito prática, pois qnd se começa na faculdade de direito vc instantaneamente se apegua ao juridiquês e seus amigos naum conseguem mais te entender hahahaha
    por isso agora indico o blog pra todo mundo
    =]

  3. Lenildo Says:

    ãn??? o que vcs estão falando???
    ki papo eh esse?? só tem louco nessa net… deixa eu ir para sala de bate papo!!! rsrsr tenho mais o que fazer…
    (eh galera, esse foi eu em outrora, no período de Trevas!)
    muito boa os temas deste site e tb as conclusões de cada participante, eh isso mesmo, temos que nos unir em prol de uma sociedade mais justa, saudavel, e livre de toda alienação por parte do sistema que nossos proprios legisladores implantam para controlar-nos… hodiernamente, vilipendiando nossa Lex Legum (Lei Maior) CF88.

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: