Archive for 21 de abril de 2011

Comissão de formatura e o que eu acho sobre o assunto

21 abril, 2011

Como em todos os textos do blog, este aqui também traçará o que eu penso sobre a questão. Nenhuma verdade absoluta, apenas o meu lado de ver as coisas.

Pois bem. Não faço parte da comissão de formatura. Desde que me formei no terceiro ano (e isso foi em 2000) jurei que nunca mais pagaria por uma festa dessas. Isso porque no fim das contas, a festa dificilmente chega aos pés do que a gente espera. E sai muito mais cara do que vale.

No meu curso de Publicidade também não ingressei na Comissão de Formatura. No dia do baile, fui a uma festa anos 80 com meus chefes e me diverti o suficiente para ter ótimas lembranças!

Mas neste curso de Direito agora acompanhei mais de perto o processo do tal baile de formatura e continuo convicta: não vale a pena (não pra mim). Veja meus motivos:

1)      O preço que meus colegas estão pagando chega quase a R$ 5.000,00 (cinco mil reais). Esse valor em si, por uma só noite, eu já acho muito caro. Mas se for ver o que dá pra fazer com esse dinheiro… é menos interessante ainda! Com o mesmo valor dá para passar um mês inteiro em Vancouver estudando inglês, saindo de quinta a domingo e patinando nas praças.

2)     O preço inicial era um pouco mais barato, mas tudo subiu muito de preço. É algo meio imprevisível. Fora que muita gente que topa entrar pra comissão no terceiro período já sumiu no sétimo período, e aí?

3)      Acho que uns 30% dos que pagam a comissão de formatura da minha sala não irão formar comigo. Eles estão pagando por uma festa que será só uma festa, não será sequer um rito de passagem pra eles.

4)      Sim! É legal celebrar os ritos de passagens. Mas tem formas muito mais baratas de fazer isso. A questão é que quem gosta muito de baile, faz questão de umas coisas muito caras como a banda da festa, a decoração luxuosa, o whisky na mesa e o salão mais chique. Talvez se cogitassem fazer as coisas com mais simplicidade, a alegria poderia ser a mesma e o prejuízo um pouco menor.

5)      Desculpe, mas a maioria dessas coisas de baile tendem as ser muito barangas. Isso vale também para festas de debutantes e casamentos. O risco de exagerar e ostentar demais é grande. Reporto-me ao número 4. Às vezes, menos é mais.

6)      Eu sempre estranhei as pessoas passarem o dia no salão e gastarem milhares de reais com um vestido para depois caírem no funk que destrói qualquer penteado. Quer se acabar? Economize na produção, pelo menos.

7)      A comissão de formatura tem, de fato, uma tarefa árdua que é tentar agradar a todos. A da minha sala bem que tentou. Mas não conseguiu. Não conheço nenhuma que tenha conseguido.

8)      Ah, outra coisa que me dá aflição é a tal da missa. Eu não sou religiosa e achei muito ruim o culto ecumênico que tivemos no terceiro ano. Era um senta-levanta o tempo todo. Prefiro não me envolver.

Por essas e outras que recomendo aos leitores que pensem bem antes de ingressar numa comissão de formatura. É uma decisão que custa caro.

Se não ingressarem, tratem de juntar dinheiro para uma viagem, que isto eu acho que sempre vale a pena. Mas se decidirem pagar por uma festa, então acompanhem os passos da comissão, ofereçam ajuda, ofereçam idéias também. Eles vão precisar. E aproveitem a festa!

Mais:

O casamento mais simples e bonito do mundo