Direito Civil na segunda fase da OAB

Esta foi a minha opção apesar de ouvir desde o início do curso que seria a opção mais complicada. Na verdade, eu não tive opção, pois só fiz estágio nessa área, embora tenha entrado no curso com a intenção de trabalhar com Penal. Cheguei a procurar vários estágios na área Penal, inclusive na polícia, mas sem sucesso.

Dessa forma, o Direito Civil me laçou. E olha que era o mais abominável para mim, visto que eu tomei bomba em Direito Civil I com o saudoso professor desembargador que me cortava as repostas porque os exemplos estavam na primeira pessoa (saudoso uma ova, se é que me entende!).

Direito Civil não é difícil. É o mais fácil, eu diria. Não sou, nem nunca fui genial em nenhuma área do direito, aliás em nada. Quem acompanha este blog sabe bem que não. Mas o direito civil está na nossa vida o tempo todo. É impossível não entender de dano moral, dano material, obrigação de fazer e de não fazer. A parte mais difícil é o Direito de Família. Que eu vi que é minimamente cobrado na prova (na que eu fiz). Embora seja o mais complicadinho, eu acho que é o mais gostoso de estudar. Então fica elas por elas!

O que recomendo é que a pessoa faça a prova específica de acordo com o que mais se sente à vontade. Pois estudar muito, todo mundo já vai ter que estudar mesmo. Foi-se o tempo em que Direito do Trabalho era a prova mais tranqüila da OAB. Hoje é exatamente o contrário.

Quem nunca trabalhou em área alguma, aí eu sugiro que faça Penal, porque a matéria não é tão extensa e as provas da OAB nessa disciplina ainda não ficaram impossíveis como ficou a Trabalhista. Agora, se a pessoa nunca trabalhou em área alguma e não gosta de Penal, então faça Civil, porque é bem intuitiva justamente pela relação com o cotidiano.

Hoje é o último dia de inscrição pra próxima OAB, certo?! Boa sorte a todos!

About these ads

8 Respostas to “Direito Civil na segunda fase da OAB”

  1. helen Says:

    Passei a noite angustiada com essa dúvida, se fazia civil, tributário ou administrativo…
    Já chorei igual uma louca hoje pensando nisso…pensando no que seria mais fácil, no que teria menor conteúdo pra estudar em tão pouco tempo. Percebi que não adianta analisar por esses critérios…
    Você está certo, farei civil. Embora extensa, mais gostosa e intuitiva de estudar.
    Que se dane, vou tentar.

  2. Erika Bahia Says:

    Oi, parabéns por ter passado na primeira etapa e boa sorte na segunda. Tudo terminará bem, tenho certeza. Beijos, Érika Bahia

  3. Anne Says:

    Oi Didi, que legal que você postou sobre isso!! Realmente Civil é uma matéria muito legal para estudar. Eu vi que você falou que fez cursinho, e como sou curiosa em qual Rede de ensino?

    :)

  4. Didi Says:

    Ei, Anne! Estudei no Pro Labore de Belo Horizonte. Aula presencial mesmo pra segunda-etapa. Gostei bastante! Embora fosse supercansativa a fase como um todo.
    Para a primeira fase não fiz cursinho, estudei pelo código e pelos resumões. Mas hoje eu teria estudado só pelo código mesmo. Um dia antes da prova fechada, participei de um Dia D do LFG que me ajudou em várias questões. Recomendo também! Mas foi telepresencial! Boa sorte!!!
    Erika! Obrigada pela visita! Passei na segunda também. Com recurso, mas passei!

    Helen! Boa sorte. Civil não é nenhum monstro e você vai gostar de estudar a matéria. Me conta depois!
    abraços

  5. svenvantveer Says:

    Diz um professor meu que “o direito é muito facil” e concordo com ele plenamente. O que importa é o que gosta de fazer. Dizem que o direito penal é a primeira namorada de todos, mas que quase ninguém se casa com ela. Dizem que a segunda fase do OAB no Direito de Trabalho é fácil, mas não gosto do direito de trabalho. Por isso também vou fazer Civil na segunda fase, daqui dois anos.

  6. Conceição Olivera Says:

    Me ajudem preciso fazer a 2 fase da OAB e gostaria de incdicações para um bom curso de Civil.
    Grata

    Conceição

  7. Conceição Olivera Says:

    Olá pessoal,

    Preciso de um bom curso de direito civil, aqui em SP, postei acima mas esqueci de mencionar a cidade.

    Grata

    Conceição

  8. Alessandra Says:

    vo fazer civil, estou comedo ….. ja fiz a 2 fase em trabalho na época da cespe e de la p ca nao consigo mais entrar na 2 fase, quando entrei graças a Deus , fujo de trabalho, claro , me decepcionei, mas amo as 2 matérias. Só estou mesmo comedo …. estou matriculada em 1 curso que ainda nao começou , moro aqui no Rio de Janeiro e estou estudando enquanto o curso nao começa pelos livros que tenho de civil e processo. Se alguem tiver algo importante para me falar sobre civil e 2 fase que me ajude a passar, porque ja sofri muito com a oab e nao aguento mais e nem quero pensar o pior, estou estudando só pensando que eu vou passar, que eu ja passei,… mas o medo vem e tento tirar da minha cabeça. meu email é alelopes_oliv@hotmail.com
    por favor , se alguem tiver algo q me ajude a passar na oab 2 fase civil, me manda o email. muito obrigada Alessandra!

    ps : já tentei muito … e dessa vez eu vou passar !! :D Se Deus continuar do meu lado me iluminando, tenho certeza que isso vai acontecer !! :D

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 308 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: